Hoje vamos trazer mais um assunto de extrema importância para aqueles que administram condomínios, assim como todos os outros assuntos já tratados aqui no blog.
O tema do nosso artigo como já sugerido no título é fluxo de caixa. Esse instrumento é utilizado para realizar o planejamento e controle financeiro de condomínios de forma mais assertiva. As administradoras geralmente utilizam esta ferramenta para apurar e projetar o saldo disponível. Tornando mais transparente a vida financeira do condomínio.
Ao montar o fluxo de caixa o consultor financeiro da administradora terá uma visão do presente e do futuro, será possível analisar o caixa de cada condomínio e permitirá ao síndico tomar decisões importantes com maior facilidade, como por exemplo:
- Reduzir as despesas do condomínio;
- Planejar novos investimentos;
- Negociar prazos com fornecedor;
Para fazer um fluxo de caixa e melhorar a gestão financeira é necessário seguir o seguinte passo-a-passo:
- Verificar saldo bancário do condomínio no banco;
- Classificar as receitas e despesas;
- Registrar todas as entradas de dinheiro no caixa do condomínio;
- Registrar todas as saídas de dinheiro do caixa do condomínio;
- Fazer a conciliação bancária;
Agora que você já sabe como fazer o fluxo de caixa, você pode utilizar como ferramenta de apoio uma planilha Excel, que requer um trabalho maior ou utilizar o Sivirino.com, para ajudar sua administradora a criar o fluxo de caixa, fazer a conciliação bancária e permitir extrair relatórios para uma análise mais precisa e facilitar o entendimento do sindico, conselho fiscal e moradores em geral.
Quer saber mais como o Sivirino.com pode lhe ajudar com este e outros temas? Acesse agora mesmo www.sivirino.com e converse on-line com um dos nossos consultores.