O que é CRM e como ele pode ajudar a sua Administradora

Conquistar clientes novos para sua Administradora custa até 7 vezes mais caro do que manter os mesmos clientes que sua empresa já possui. É aí que entra o CRM, sigla em inglês para Customer Relationship Management ou, em bom português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. O termo foi criado para concentrar estratégias, ferramentas, processos e informações que cuidam das interações ou contatos com o cliente.

O CRM tem como função o armazenamento e tratamento das informações sobre seus clientes atuais e potenciais. Lá estão Nome, Sexo, Data de Nascimento, Empresa, Endereço, Telefone(s), contatos prévios com a empresa, dentre outros dados, que, quando tratados e analisados, indicam os caminhos a seguir no relacionamento com o cliente, seja no gerenciamento de contas ou oportunidades de fechamentos de novos negócios.

A importância do CRM é possibilitar que a sua empresa possa desenvolver o foco no cliente e tornar processos de contato mais eficientes e ágeis, reduzindo tempo e custos e gerando resultados para ambos. Alguns exemplos a seguir irão evidenciar algumas estratégias que poderão ser adotadas pela sua empresa:

  • Digamos que uma empresa tenha uma recorrência diária de ligações de clientes com uma mesma dúvida sobre um serviço ou produto. Então, como melhorar a experiência para essa pessoa? Tratando as dúvidas antes que elas surjam, seja na contratação do produto ou canais que os clientes possam consultar antes de decidir pela ligação telefônica: optar pela disponibilização de um aplicativo para o cliente consultar suas informações, agrupamento de dúvidas usando o WhatsApp da empresa com respostas automáticas, Redes Sociais como o Facebook, que permitem a utilização desse artifício, o que agiliza os atendimentos, gerando mais produtividade da empresa e trazendo o que o cliente precisa naquele momento.
     
  • Uma solicitação de proposta por um potencial cliente da empresa desencadeia vários processos na empresa: a recepção das informações daquela pessoa, tratamento dos dados informados por ela, estabelecimentos de prazo de entrega e até fechamento. Imagine isso sendo feito em papéis nas mãos de várias pessoas diferentes. Complicado ne? Usando um software de CRM, os funcionários inserem todas as informações daquele processo de venda em um único local, que fica disponível para todos, mesmo durante viagens. Além dos dados do cliente, também armazenados os dados do que foi solicitado, quando, estimativa de fechamento e informações sobre os últimos contatos estabelecidos. Dessa forma, há o controle sobre todos os contatos com o cliente, fazendo com que o relacionamento diga adiante sem ruídos ou mal-entendidos.
      
  • Unindo as duas estratégias anteriores, há o histórico, que é tão importante quanto as demais pois consolida os “momentos da verdade” com o cliente, que nada mais são os momentos no qual o cliente entrou em contato querendo algo da empresa e saiu satisfeito ou não com a solução obtida. Dessa forma, é possível ver itens da utilização dos produtos e serviços que estão gerando insatisfação e melhorá-los, produtos mais procurados pelos potenciais clientes e fazer também com que o cliente satisfeito possa caminhar para um produto ou serviço de maior valor agregado dentro da linha de produtos, aumentando o valor da compra (ticket médio) por cliente.
     

Além dessas, o CRM possui muitas outras aplicações para uma empresa orientada ao consumidor. Tenha em mente que ao adicionar estratégias aos processos da sua Administradora, você só tem a ganhar com o crescimento tendo relacionamentos produtivos com seus clientes e potenciais clientes. E casar essas estratégias com softwares como SalesForce, Pipedrive, Zoho, Agendor ou Hubspot com certeza fará ir sua empresa ir mais longe.