O que são Gatilhos Mentais e como usá-los em sua Administradora de Condomínios

A todo momento tomamos milhões de decisões, simples ou complexas, por toda as nossas vidas. Temos que tomar decisões imediatas com decidir que roupa vestir ou pegar ou não um ônibus que está vindo ou decisões mais demoradas a longo prazo, como se mudar ou não de cidade para uma com melhor infraestrutura.

Os gatilhos são basicamente estímulos cerebrais que influenciarão diretamente na tomada dessas decisões. Saber estimular esses gatilhos é muito importante na hora de uma venda, pois vai determinar a decisão da pessoa sobre a compra do seu produto.

Você deve estar se perguntando quais são esses gatilhos e como eles podem ajudar no momento de vender os serviços da sua administradora de condomínios.

A seguir você acompanha quais são esses gatilhos e como vão te ajudar. Você logo perceberá as mudanças e avanços no seu setor de marketing e vendas a partir do momento que eles começarem a ser usados de forma correta na sua administradora.

O gatilho da escassez:
Esse gatilho fala sobre oferecer o seu produto com uma certa “raridade”. Dá ao cliente a sensação que ele é um sortudo por ter conhecido o seu produto e aproveitar o momento para tê-lo ou fazer parte do time das pessoas que já possuem o seu serviço.

O gatilho da urgência:
Esse gatilho segue a mesma linha da escassez, a única diferença está no tempo. Esse gatilho determina um tempo/período para seu produto ser vendido.
Os primeiros 30 que entrarem em contato adquirem o seu produto ou serviço com algum tipo de desconto ou facilidade. Já o 31° perde essa oportunidade e passa a pagar o preço cheio ou de mercado.

O gatilho da novidade:
Apresentar a sua empresa como novidade no mercado, lançamento. Ou até mesmo relançar, com alguma novidade ou modificação inovadora no seu segmento que chame a atenção das pessoas que já usam o seu serviço, ou usem algum semelhante e perceba que a sua novidade atenderá melhor as exigências dela.

O gatilho da prova social:
Esse gatilho usa muito depoimentos e experiências de pessoas que já usaram ou usam o seu serviço.
Quando um síndico não sabe qual administradora escolher, a opinião e sugestão de outras pessoas influencia. Usar esse tipo de gatilho é muito importante para pessoas que estão indecisas ou até mesmo começando.

O gatilho da autoridade:
Esse gatilho é perigoso, audacioso pode-se dizer, e planeja-lo bem para que não surta um efeito indesejado.
Posicionar sua empresa como líder do mercado em que atua, e vale ressaltar que para fazer tal afirmação a sua administradora realmente precisa ser a líder do mercado ou a pioneira, em alguma ação que executa.

O gatilho da antecipação:
Esse gatilho como o próprio nome já segure vem trazer uma antecipação a problemas que podem aparecer no futuro, e a sua administradora já está prevendo e já tem a solução para eles. Se o síndico sabe que vai existir um problema no futuro e ele já sabe que a solução está com você, fica fácil saber que ele vai aderir o seu serviço por medo do que está por vir.

O gatilho da dor e prazer:
Esse gatilho é desafiador, pois, você tem que tocar na ferida do seu cliente. Isso mesmo: você precisa mostrar a ele coisas que o incomodam, coisas com as quais ele já se acostumou, mostrar as dificuldades que tem, e a partir dai oferecer seu produto como “prazer para a dor”.
Trazer a solução para o problema que ele tem com o seu serviço/produto.

A sua administradora pode optar e trabalhar sempre com os mesmos gatilhos, ou com o mesmo por anos. Mas é importante conhecer o lead e entender qual o melhor gatilho para usar na hora de prospectar aquele lead, pois, serão essências e cruciais para a decisão que ele tomará.