Minha administradora precisa de uma equipe de vendas ou de marketing?

Toda empresa quando pensa em aumentar o faturamento, em geral dirige seu foco imediatamente para a equipe de vendas. O que muita gente não sabe é que nem sempre este tipo de abordagem é a mais correta. Há muito que a equipe de marketing deixou de atuar apenas no fortalecimento da marca da empresa ou como promotores de eventos.

No mundo atual, o papel dessas duas equipes se mistura e em muitos casos há uma certa confusão para definir onde termina o trabalho de uma e inicia o da outra.

Para facilitar este entendimento, podemos dizer que aa equipe de marketing é responsável pela captação de novas oportunidades de negócio, relacionamento com o consumidor o acompanhamento constante do seu perfil, apoiar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ou seja, o papel da equipe é muito mais abrangente que realizar o fortalecimento da marca e eventos.

Dessa forma, entende-se que o marketing é responsável em conhecer os públicos da empresa, engajá-los na proposta dela e, quanto maior esse engajamento, maior a probabilidade de potenciais clientes, chamados de leads, serem convertidos em clientes.

Já a equipe de vendas se integra ao marketing quando ela recebe esse lead já engajado e precisa trabalhar os aspectos relacionados à venda:  preço, garantia, prazo de entrega, etc. Ou seja: enquanto o marketing utiliza mecanismos para engajar e atrair leads, o comercial atua na conversão desses leads em clientes da empresa.

Acreditamos que após esta breve introdução, você já tenha percebido que talvez sua administradora não precise aumentar a equipe de vendas. Talvez seja necessário realizar uma mudança de cultura onde vendas e marketing passam a trabalhar juntas, utilizando diversos meios e soluções tecnológicas para identificar potenciais clientes, engajar e converter em novas vendas.