Como automatizar o marketing da sua administradora sem gastar 1 real com sistemas da moda

Quem já ouviu falar em marketing digital já deve ter ouvido falar em automação de marketing, que é uma forma de otimização do tempo e ganho de produtividade do time de marketing e vendas.  E não é à toa que esse é assunto tão relevante.

Com a popularização das ferramentas de e-mail e o surgimento das redes sociais, a internet se transformou em um imenso canal de prospecção e captação de novas oportunidades de negócios. Porém, para dar conta de criar estratégias de marketing personalizadas para cada oportunidade, os chamados leads, pode não ser uma tarefa simples. E é aí que entra a automação.

A automação do marketing é a prática de utilizar um ou mais sistemas que interajam de forma personalizada com cada um dos leads com o objetivo de criar relacionamento, acompanhar o estágio da compra, identificar as objeções à compra e entregar conteúdo interessante para  o engajamento do lead e este  compreender que você é uma autoridade no assunto.

Neste sentido, várias empresas desenvolveram soluções que visam automatizar o marketing. Dentre elas, podemos citar o RD Station e o Ramper. Estes são os sistemas mais utilizados por empresas que querem implantar este conceito aqui no Brasil. Entretanto, são soluções que requerem um investimento alto de implantação, além da mensalidade recorrente para utilização, fatores que inviabilizam sua implantação em muitas empresas.

Nesse artigo você irá receber a ajuda que precisa para superar essas dificuldades e realizar sua automação de marketing sem precisar pagar por sistemas. . Para isso, é preciso se inteirar do conceito de Software Livre. Talvez você não conheça ou nem tenha ouvido falar disso, mas com certeza já teve tido algum tipo de contato ou visto alguém falar sobre ao famoso Linux.

O Software livre é o sistema desenvolvido por milhares de pessoas do mundo inteiro e que concede liberdade ao usuário para executar, acessar, modificar o código fonte e redistribuir cópias com ou sem modificações. Assim como o Linux é um software livre, outras ferramentas foram desenvolvidas utilizando esta filosofia. Como o tema principal deste artigo é falar sobre automação de marketing, selecionamos uma ferramenta espetacular chamada Mautic.

O Mautic foi desenvolvido pela comunidade e acredita que todas as pessoas possam entender, gerenciar e alavancar seu negócio ou organização. A Mautic está focada em tornar essa crença em realidade, entregando para as pessoas um software de automação de marketing poderoso.

Com o Mautic, você pode automatizar todo o seu processo de vendas através de ilimitadas funcionalidades. Separamos as principais para você entender melhor o poder desta ferramenta.

Nutrição de Leads e Gestão de Contatos:

Para quem não está familizarizado com o termo acima, “nutrição” é prover conteúdo interessante e de valor para os seus leads. O Mautic conta com poderosas ferramentas de nutrição e acompanhamento de leads para organizar as suas campanhas de marketing. Visualize no mesmo lugar as visitas, tempo gasto, páginas acessadas e demais informações acessadas pelo Lead. Além disso, é possível também integrar os campos do seu CRM (Customer Relationship Management ou Sistema de Relacionamento com o consumidor)  com os campos do Mautic.

Gerencie Campanhas de Marketing e Emails Sequenciais:

Gerenciar campanhas e envios de e-mails sequenciais são essenciais para todas as ferramentas de automação de marketing. Com Mautic é fácil gerenciar campanhas e sequencias de emails. Crie campanhas e defina qual sequência de emails, ações e eventos o lead vai seguir. É possível ainda automatizar todo seu funil de vendas e a agendar as ações necessárias para fechamento da venda.

Integração com as Mídias Sociais:

As Mídias Sociais são locais fantásticos para se conectar com seus leads e clientes potenciais. As empresas que exploram esses canais encontrarão na Mautic ferramentas para facilitar a gestão das mídias sociais.

Landing Pages e Ativos

Automação de Marketing usa landing pages, as páginas de informação sobre o seu serviço e formulários de interesse, para capturar informações dos visitantes. Com o Mautic é possível criar landing pages impressionantes e originais através de um construtor fácil de usar. Essas landing pages fornecem informações fundamentais para ajudar no monitoramento do tráfego e a gerenciar os downloads dos ativos (e-books, whitepapers, imagens e vídeos).

O melhor de tudo, é que todos esses recursos trabalham em conjunto para criar uma visão completa de cada lead e dessa forma aumentar o entendimento dos seus interesses e necessidades e identificar quais deles estão prontos para o atendimento de vendas.

Então, se você pretende utilizar o conceito de automação de marketing em sua administradora, avalie a possibilidade de utilizar o Mautic. Esta fantástica ferramenta irá lhe ajudar a fechar muitas vendas sem onerar os custos da sua empresa.